Desafios de mercado estimulam setor de vendas em 2017

Todo início de ano é a mesma história. Passou o Natal e, independente das expectativas atendidas, chega o mês de janeiro. É comum nesse período termos queda no faturamento. Entretanto ficar presos nesse pensamento é um grande erro. Vivemos um processo de mudança muito grande no mercado consumidor. A empresa que não se adapta a essa nova realidade está fadada ao fracasso. Estou falando de uma nova maneira de consumir. Os taxistas, por exemplo, reclamam da crise e eu chamo isso de Uber. Caiu a audiência dos canais abertos e eles chamam de crise, mas eu chamo de Netflix. Minha loja está perdendo clientes com a crise e eu chamo de e-commerce.

2017 já começou, mas não comece terceirizando suas dificuldades em alavancar seu faturamento. Neste momento, o que mais se escuta é “o mercado está ruim” ou “o governo não nos dá incentivo”, etc. Não terceirize sua incompetência em melhorar sua empresa. Qual é o seu planejamento para 2017? O que sua empresa está implantando para que começar o ano com força total?

Uma revista no segmento de vendas fez uma pesquisa com mais de 200 empresários e pediu a eles para apontarem o que estavam fazendo para começar o ano com força total. Mapear clientes inativos, prospectar novos clientes e ter um pós-venda eficiente foram os principais pontos levantados. Confira mais dicas da análise da pesquisa e coloque em prática para deixar de responsabilizar a “crise” pelos resultados ruins e começar a se reerguer nesse ano:

1 – Clientes Inativos

Faça um ranking em sua carteira de clientes e mapeie aqueles que não compram há mais de 6 meses. Caso seja possível, visite os principais clientes dessa lista, pois é muito mais fácil buscar o cliente que já conhece o seu produto do que buscar novos.

2 – Buscar novos clientes

A máxima para se dar bem em 2017 é “prospectar, prospectar e prospectar”. Crie na sua equipe o hábito de que, se estiver parado, vá prospectar! Crie metas para novos clientes. Crie metas para o volume de contatos no dia. O que não pode ficar é sem buscar as novas oportunidades

3 – Pós-venda

O Natal passou, o cliente esteve em sua loja, comprou e agora? Este é o momento de entrar em contato com ele para saber sobre a satisfação que teve com seu produto, como foi o atendimento na loja etc. O cliente gosta de ser ouvido.

4 – Fidelização de cliente

Enviar e-mails ou até mesmo mensagens personalizadas por aplicativos de celular é fundamental para a fidelização do cliente. Pode parecer muito pequena essa ação, mas quando ele recebe algo personalizado o resultado é muito positivo. Segundo Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas, o melhor é usar o potencial do cliente que já existe no mailing da sua empresa. “Uma saída é pegar o cliente que já compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu produto com outros. É preciso habilidade para manter relacionamento e gerar valor com seus diferenciais”, afirma o diretor.

5 – Treine sua equipe

Você já treinou sua equipe? Treine novamente e invista em seu maior bem: sua equipe de vendas. Um time bem preparado fará acontecer na sua empresa. Busque vendedores proativos, faça reuniões frequentes com sua equipe, apresentando os números e metas a serem atingidas.

Zuleir Spíndula é consultor comercial com 18 anos de experiência no mercado de confecção. Possui MBA Marketing e Inteligência Competitiva, é dono da TYR, empresa de consultoria em gestão comercial.

Fonte: http://www.infomoney.com.br//negocios/noticias-corporativas/noticia/6038189/desafios-mercado-estimulam-setor-vendas-2017

Write a comment